sexta-feira, 14 de novembro de 2014

POVOS INDÍGENAS DO BRASIL E IDIOMA

DIÁRIO MEU - NÚMERO 09




Povos Indígenas do Brasil:

Um dos mais antigos são os Tupis, os quais se dividiam em tipos como os Guaranis.

Povos indígenas mais conhecidos em nosso país:

Aimorés: índios não-tupis, também chamados de botocudos, habitavam do sul da Bahia ao norte do Espírito Santo. Grandes corredores e guerreiros temíveis, foram responsáveis pelo fracasso das capitanias de Ilhéus, Porto Seguro e Espírito Santo. Só foram vencidos no início do século 20.

Avás-canoeiros: indígenas da família tupi-guarani que viviam entre os rios Formoso e Javarés, em Goiás. Em 1973, foram pegos "a laço" por uma equipe chefiada por Apoena Meireles, transferidos para o Parque Indígena do Araguaia (Ilha do Bananal) e colocados ao lado de seus maiores inimigos históricos, os javaés.

Bororos: também chamados de coroados ou porrudos e autodenominados de boes. Os bororos ocidentais, extintos no fim do século passado, viviam na margem leste do Rio Paraguai, onde, no início do século XVII, os jesuítas espanhóis fundaram várias aldeias de missões. Muito amigáveis, serviam de guia aos brancos, trabalhavam nas fazendas da região e eram aliados dos bandeirantes. Desapareceram como povo tanto por causa das moléstias que contraíram quanto pelos casamentos com não-índios.

Caetés: os deglutidores do bispo Sardinha habitavam desde a ilha de Itamaracá até as margens do Rio São Francisco. Depois de comerem o bispo, foram considerados "inimigos da civilização". Em 1562, Mem de Sá determinou que fossem "escravizados todos, sem exceção".

Caiapós: explorando a riqueza existente nos 3,3 milhões de hectares de sua reserva no sul do Pará (especialmente o mogno e o ouro), viraram os índios mais ricos do Brasil. Movimentam cerca de US$15 milhões por ano, derrubando, em média, 20 árvores de mogno por dia e extraindo 6 mil litros anuais de óleo de castanha. Quem iniciou a expansão capitalista dos caiapós foi o controvertido cacique Tutu Pompo (morto em 1994). Para isso, destituiu o lendário Raoni e enfrentou a oposição de outro caiapó, Paulinho Paiakan.

Carijós: seu território ia de Cananéia (SP) até a Lagoa dos Patos (RS). Vistos como "o melhor gentio da costa", foram receptivos à catequese. Isso não impediu sua escravização em massa pelos colonos de São Vicente.
Goitacás: ocupavam a foz do Rio Paraíba. Tidos como os índios mais selvagens e cruéis do Brasil, encheram os portugueses de terror. Grandes canibais e intrépidos pescadores de tubarões, eram cerca de 12 mil.

Ianomâmis: povo constituído por diversos grupos cujas línguas pertencem à mesma família, denominada anteriormente Xiriana, Xirianá e Vaicá.



  De acordo com suas necessidades de sobrevivência, os índios produziam material
  de preparo alimentício, caça, pesca, vestimenta, realizavam festas culturais e
  comemorativas, construíam abrigo e transporte com materiais tirados da
  natureza, sem prejudicá-la.

  Os índios produziam vários artesanatos, como:

  Flecha e arco para caça e pesca

  Ralo para ralar mandioca

  Tipiti para espremer a massa da mandioca

  Balaios e Urutus para guardar a massa, farinha, tapioca, beiju, frutas entre
  outros

  Peneira para peneirar a massa seca para fazer farinha e beiju, tapioca ou
  curadá

  Cumatá especial para tirar goma de massa

  Abano para virar e tirar o beiju do forno feito de argila


Fonte: navegue pela internet, a informação está por aí!


 27, Aug 2010





















APRENDA GUARANI BÁSICO:









Nenhum comentário:

Postar um comentário